20 de agosto de 2008

Brincando de Rádio

Em Caucaia, a emissora de rádio comunitária Pertencente a Associação Beneficente Cultural e Comunitária do Guaé - ABCCG, está mais uma vez fora do ar. De acordo com algumas informações, o problema agora não é mais técnico, e sim político, pois, o presidente da associação está candidato ao cargo de vereador na referida cidade. Sendo assim, o mesmo protocolou um ofício no Cartório Eleitoral da 37º zona de Caucaia alegando vários motivos entre eles o de que ele estária postulando uma vaga para o legislátivo municipal. A legislação vigente prevê até multa nesses casos de desobediência (Lei 9,612 e Norma Complementar 01/2004).

14 de agosto de 2008

Frequências Harmônicas

O Departamento de engenharia do Ministério das Comunicações juntamente com a ANATEL, estão fazendo o remanejamento de frequências de algumas emissoras de rádios comunitárias espalhadas pelo Brasil. Eu (Valdiano Oliveira) estive conversando com o engenheiro eletrônico Dr. Gilson de Sousa da MANTECHE Telecomunicações, segundo ele, o motivo pelo qual o MC e a Anatel estarem fazendo este remanejamento de frequências das emissoras de RADCOM, são as hamônicas (interferências) produzidas por estas emissoras em algumas emissoras comerciais locais.

No Ar

A população da cidade de Maranguape está contente com a mais nova conquista da cidade. O Ministério das Comunicações autorizou recentemente mais duas emissoras de rádio comunitária para maranguape, as referidas emissoras são pertencentes à ASSOCIACAO CULTURAL PARA O PROGRESSO E BEM ESTAR DA COMUNIDADE DE TABATINGA e ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA E CULTURAL PARA O PROGRESSO DE MARANGUAPE, ambas irão contribuir para o progresso e o desenvolvimento da comunidade local dos maranguapenses. Parabéns.

7 de agosto de 2008

Pirataria

Está em fase conclusória no Congresso Nacional, o projeto de Lei que pune emissoras que por ventura vendam equipamentos para rádios clandestinas. O projeto prevê ainda, a rigidez contra as empresas que fabricam equipamentos de radiodifusão, obrigando a empresa vender equipamentos somente para emissoras com concessão do governo. De acordo com a Anatel - Agência Nacional de Telecomunicões, as emissoras que venderem ou repassarem equipamentos para emissoras clandestinas poderam receber uma multa de aproximadamente 100 mil Reais.

2 de agosto de 2008

Presente de Fim de Ano

De acordo com algumas fontes de Brasília, corre a "boca miuda" que o Ministério das Comunicações pretende até o final do ano de 2008 autorizar aproximadamente 3000 rádios comunitárias. A meta é histórica para o ministério, e de parabéns estamos todos nós que dependemos de meios de comunicações mais democráticos em nossas cidades.

Palanque Eleitoral

A Justiça Eleitoral Brasileira está de olho nas emissoras de rádio que, de uma forma ou de outra tenta burlar a lei eleitoral promovendo candidatos de forma irregular. Diante deste assunto, fazemos a seguinte observação: existem rádios comunitárias que estão sendo dirigidas por candidatos ao cargo de vereador e quem sabe até por candidatos ao cargo marjoritário (prefeito). Atenção Senhores a JUSTIÇA ELEITORAL não dorme. Se você já identificou isso na sua cidade não faça vista grossa DENUNCIE ao TRE de sua cidade, e viva a DEMOCRACIA.