29 de setembro de 2008

RÁDIO COMUNITÁRIA REALIZOU SEU SEGUNDO DEBATE POLÍTICO

A Rádio Comunitária da localidade de Frederico - RS, pertencente a Associação Comunitária Fm, relizou debate na noite do último dia 29/09 com candidatos a prefeito da região, de acordo com informações do site da emissora, http://www.comunitaria.com.br/, este já foi o 2° debate realizado pela emissora, e desta vez entre os candidatos ao cargo de vereadores. Para a realização do debate, a emissora convidou as duas coligações do município. Além desse debate, está previsto a realização de mais um encontro na emissora, o qual acontece na próxima quarta-feira, dia 1º de outubro, entre os dois candidatos a prefeito de Frederico Westphalen., sendo que o mesmo terá início as 20 horas.



Fonte: http://www.comunitaria.com.br/

18 de setembro de 2008

RÁDIO POPULAR FM - DF

Parabéns para os amigos da rádio comunitária Popular Fm da cidade de Samambaia, cidade satélite de Brasília, a emissora apoiou recentemente o 4° Festival de Música Popular de Samambaia. Parabéns Risomar Carvalho pela iniciativa. E falando em Risomar, falaremos um pouco sobre a entidade que mantém a Popular Fm em Samambaia.

A Associação de Radiodifusão e Jornalismo Comunitário Popular de Samambaia é uma entidade de carater cultural e associativo sem fins lucrativos voltada para a inclusão social através da música e da cultura.
A Associação foi fundada em maio de 1996 por Risomar Carvalho e Naldo Fábio na Cidade de Samambaia-DF. Em abril de 2004 recebeu autorização de funcionamento pelo Ministério das Comunicações.
A Associação tem como compromisso oferecer aos seus ouvintes e leitores, entretenimento e informação de alto nível, garantindo e incentivando a participação da comunidade nos programas e impressos produzidos pela Associação.
A Rádio Popular FM tem como missão precipua a divulgação e veiculação de músicas de cantores populares.

Relatora quer proibir político eleito de dirigir emissoras

Fonte: Agência Câmara
Reportagem: Cristiane Bernardes | Edição: Francisco Brandão
Imagem: Gilberto Nascimento
Maria do Carmo Lara apresentou relatório em que recomenda fiscalização anual das concessões de TV.

A proibição de propriedade de emissoras de TV e rádio para qualquer detentor de cargo eletivo, e o fim da exigência de decisão judicial para cancelamento ou cassação de outorga das emissoras são os pontos mais polêmicos do relatório final da subcomissão especial que analisa mudanças no processo de outorgas de rádio e TV.

Os dois pontos foram sugeridos pela relatora, deputada Maria do Carmo Lara (PT-MG), para elaboração de propostas de emenda à Constituição (PECs). O relatório apresentado no dia 1º de abril (terça), na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, já havia sido analisado pela subcomissão no fim do ano passado e não foi modificado.

MATERIALIZAÇÃO
A relatora e o presidente da comissão, deputado Walter Pinheiro (PT-BA), esperam que o relatório seja votado ainda neste semestre. Segundo Pinheiro, as propostas feitas pela parlamentar precisam ser "materializadas", isto é, a comissão deve decidir se vai apresentá-las à Mesa Diretora. No caso das PECs, é preciso ainda encontrar o apoio de outros parlamentares para obter o número mínimo de assinaturas.

O presidente da comissão informou que o relatório será entregue aos parlamentares. Ele ressaltou que algumas sugestões da relatora, como a atenção especial para o PL 4549/98, que dá anistia aos radiodifusores comunitários que operavam sem licença antes da lei 9612/98, já foram atendidas.

MAIS UMA EMISSORA COMUNITÁRIA NO AR

A Rádio Comunitária de Lagoa de Dentro (PB) obteve grande vitória com a concessão outorgada pelo Ministério das Comunicações, com apoio decisivo da Abraço PB. A comunidade local está eufórica com sua rádio popular, sabendo-se dos benefícios que uma rádio local traz à vida de pessoas pobres e que não têm espaço em outros veículos de comunicação.
FONTE: ABRAÇO.

A cada emissora comunitária no ar de forma oficial consideramos uma grande conquista, pois, quem milita no segmento sabe o quanto é difícil conquistar uma concessão de rádio por parte do MC. A pressão torna grande, a anciedade maior ainda e o que é pior, sem o apoio de ninguém a coisa torna-se instavél, na maioria das vezes o processo não anda.

PARAÍBA: CURSO PARA RADIALISTA

Informações oficiais do blog da abraço:

A Abraço PB e CEFET-PB estão lançando curso profissional de radialismo para formar profissionais para área de Rádio e Televisão - conforme a Lei nº 6615/78 -, oferecendo ao mercado de trabalho profissionais habilitados para o exercício da profissão (notadamente, visando a capacitação de radialistas comunitários).

Os alunos inscritos que fazem parte de rádios comunitárias filiadas à Abraço PB terão prioridade na inscrição e pagarão taxa simbólica de R$ 10,00 (dez reais) mensais. As inscrições estão abertas desde o último dia 9 de julho.

A Abraço PB também foi procurada pela Universidade Estadual da Paraíba, através do seu curso de Comunicação Social, para prestar orientações nos contatos com as rádios comunitárias do estado. De acordo com o professor Luiz Custódio, coordenador do curso, a parceria terá como objetivo a boa execução do projeto de extensão que irá capacitar os recursos humanos das rádios comunitárias.

Fonte: /www.vicongressoabraco.blogspot.com.

ABERT LANÇA CARTILHA PARA RÁDIO COMUNITÁRIA E TV EDUCATIA

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádios e Televisão, lançou uma cartilha que a borda todos os direitos e deveres para o segmento da comunicação pública brasileira. A ABERT está distribuindo a cartilha entre os radiodifusores, além de conhecer todos os seus direitos e deveres, os radiodifusores, terão informações sobre como funciona o apoio cultural e a forma de como ''deve'' ser a programação de uma emissora de rádio comunitária.

ABRAÇO LANÇA BLOG

A Associação Brasileira de Rádios Comunitárias - ABRAÇO, lançou no mês de março um blog com informações sobre o assunto da radiodifusão comunitária, e claro, sobre as ações do movimento. No respectivo blog, que também é destinado aos comunicadores e locutores populares, pesquisadores e interessados no assunto, constam artigos, matérias e outras contribuições enviadas pelos dirigentes da associação, além de um clipping de noticias sobre os temas relacionados à radiodifusão comunitária.

O endereço do blog da Abraço é http://www.vicongressoabraco.blogspot.com.


11 de setembro de 2008

El Rádio Pirata

Foi destaque nacional, rádio pirata funcionando de forma irregular por bolivianos. As emissoras funcionavam no centro de São de Paulo com transmissão via Link, e estavam na rota de aviões da grande São Paulo, além disso, a emissora provocava interferências no serviço aeronáutico, os responsáveis pelas emissoras eram bolivianos e desenvolviam uma programação voltada somente para a colônia boliviana residente em São Paulo. De acordo com informações as emissoras funcionavam distante dos seus respectivos transmissores. Emissoras de rádios, inclusive as comunitárias, somente poderam funcionar com autorização do Ministério das Comunicações.