30 de agosto de 2010
RADIALISTA LANÇA LIVRO SOBRE RÁDIO COMUNITÁRIA
23 de agosto de 2010
MANIFESTAÇÃO DE RADIODIFUSORES CONTRA O FECHAMENTO DE RÁDIOS COMUNITÁRIAS
18 de agosto de 2010
RÁDIO SINTONIA FM RECONHECIDA PELA UNESCO
MAIRI FM-BAHIA UMA HISTÓRIA DE SUCESSO
No dia 21 de outubro de 1988 a direção da Associação Beneficente Nossa Senhora das Dores através de sua presidente Normeide Alves Ferreira deu entrada no Ministério das Comunicações, o pedido de interesse de executar o serviço de Radiodifusão Comunitária. Recebendo comunicado de habilitação do MC. Em 22.03.1999 providenciamos a documentação e enviamos ao MC.
* Dar oportunidade a difusão de ideias, elementos de cultura, tradições e hábitos sociais da nossa comunidade;
* Estimular o lazer, a cultura e o convívio social;
* Prestar serviços de utilidade pública;
* Contribuir para o aperfeiçoamento profissional nas áreas de atuação dos jornalistas e radialistas;
* Promover atividades artísticas e jornalísticas na comunidade.
Com dedicação e carinho de Normeide Alves, Afonço Selço, João Edson, Margarida Nunes, Petrúcio Bandeira, Arléia Carneiro, Itamar Barbosa, Elineuza Gomes, Manoel Carmo entre outros, que se empenharam em tomar as devidas providências com relação à documentação e recursos para acompanhar e desenvolver o processo da rádio no MC.
12 de agosto de 2010
RÁDIOS COMUNITÁRIAS E AS ELEIÇÕES 2010
7 de agosto de 2010
RÁDIO COMUNITÁRIA HELIÓPOLIS FM/SÃO PAULO REALIZA ATIVIDADES COM CRIANÇAS DA COMUNIDADE
O rapper Uchina do grupo Avant o Coletivo que faz parte do projeto CCA mina, um projeto de varias atividades para crianças teve que ir a França com o grupo e como não podia deixar as crianças sozinhas então resolveu chamar o Bboy Daniel para o substituir como educador o pessoal da Unas responsáveis pelo projeto gostou do Daniel e o chamou para participar definitivamente.
O projeto CCA mina de Heliópolis tem varias atividades com jovens e crianças dos 06 aos 15 anos como por exemplo: dança de rua, reforço escolar, atividades de róbotica, jogos pedagogicos, leitura, brincadeiras e oficinas.
Daniel da aulas de dança de rua para as crianças, para ele a dança faz com que as crianças saia da rua, mexe com a mente e o fisico das crianças deixando-as mais educadas, sendo assim tem muitos resultados bons em casa e na escola. As atividades com Daniel e de segunda a sexta das 07 as 11:30hrs, e as aulas de dança é realizada as sextas-feira nos outros dias as crianças tem outras atividades a mais atual tem como tema o meio ambiente em que elas fazem rimas, poemas e desenhos. "Com a dança estou tendo mais disciplina na minha casa, para mim disciplina e respitar meus colegas, meus pais e os mais velhos". Comenta Juliana, 08 anos, estudante.
Daniel ainda ressalta que as crianças já fizeram apresentações de dança de rua no CEU Meninos e n0 Teatro São Pedro na Barra Funda, assim como também apresentações de peças de Teatro e exposições. O CCA fica localizado na Rua da Minas em frente a UNAS Nº 38.
6 de agosto de 2010
ABRAÇO NACIONAL NOTÍCIAS
Congresso estadual reúne radialistas comunitários
Ficou para os dias 27 e 28 de agosto o nosso 5º Congresso Estadual, a ser realizado em João Pessoa. A data foi definida numa reunião da coordenação executiva da ABRAÇO-PB ocorrida no último dia 24, com a presença dos coordenadores José Moreira, Fabiana Veloso, Rodolfo e Dalmo Oliveira. David Jean, da Rádio Comunitária Cactus, [continua...]
Liberdade às rádios comunitárias!
Participe do ato público em Campinas no dia 19 de agosto, a partir das 11h
Cirineu Fedriz, comunicador comunitário, 11 dias encarcerado em um presídio por manter uma rádio comunitária sem licença
Zuza, comunicador comunitário, condenado a 2 anos de prisão
Paulo Jonas, comunicador comunitário, vários processos por transmissão ilegal
Hoje, a liberdade de expressão no Brasil só é realidade para 9 grandes famílias. 20 mil comunicadores de rádios pequenas estão sendo processados ou foram condenados por querer exercer sua liberdade de expressão e seu direito à comunicação.
Por conta da legislação restritiva e da burocracia administrativa, as rádios comunitárias no Brasil são condenadas à marginalidade, ficando confinadas a uma frequência por localidade, com limite de alcance de 1 km de ráio e proibidas de arrecadar com publicidade. Há 20 mil processos parados no Ministério das Comunicações. Emissoras que pediram legalização há mais de 10 anos ainda esperam por avisos de habilitação (espécie de edital) para sua região. Enquanto isso, a maioria das rádios e Tvs comerciais de Campinas funcionam com outorgas vencidas. [continua...]
Por que o trabalhador não pode ter uma TV?
30/07/2010
Sérgio Nobre
Portal da CUT
A exemplo de 1° de janeiro de 2003, quando de forma pioneira um operário assumiu a Presidência da República, 13 de agosto de 2010 entrará para a história da classe trabalhadora com a estreia da primeira emissora de televisão dos trabalhadores, a TVT.
A conquista foi suada e repleta de percalços. Foram necessárias [continua...]
Bahia se prepara para o Congresso Estadual da Abraço
Redação Abraço
As radios comunitárias da Região Metropolitana promovem o ENCONTRO DE RADCOM DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR no dia 7 de agosto, em Lauro de Freitas, para criar a organização metopolitana da Abraço Bahia e se preparar para o Congresso Estadual da Abraço-BA, que se realizará nos dias 21 e 22 de agosto.
O Encontro metropolitano contará com a participação do Dr. Aristóteles Leal, que abordará o tema “Legalização, Regulamentação e Importância e Contribuição das Rádios Comunitárias na Democratização da Comunicação” e com o Professor Edmundo, com o tema “Estruturação, financiamento e sustentabilidade. Programação(Músicas e Jornalismo)”.
Os dois temas serão motivo de debate com a plenária que tem confirmada a participação de quase todas as radcom da Região Metropolitana de Salvador.
Maiores informações com Kamayura Saldanha, Coord. da Comissão Organizadora do Congresso Estadual de Rádios Comunitárias – ABRAÇO/BAHIA, email: rcideal_kamayura@hotmail.com
3 de agosto de 2010
RÁDIO COMUNITÁRIA NÃO CARACTERIZA EXPLORAÇÃO CLANDESTINA
O juiz federal Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, julgou improcedente ação penal movida pelo Ministério Público Federal contra líder comunitário no Recanto das Emas, bairro do Distrito Federal, por suposta exploração de rádio clandestina. Para o juiz federal, não se pode caracterizar como exploração clandestina do serviço de radiodifusão operar uma emissora de rádio comunitária, se a própria Constituição Federal assegura o direito à livre informação e o Pacto de San Jose da Costa Rica, do qual o Brasil é signatário, autoriza o exercício dessa atividade sem qualquer empecilho por parte do Estado.
2 de agosto de 2010
ABRAÇO NACIONAL NOTÍCIAS
Congresso vai reunir Rádios Comunitárias do Rio Grande do Sul
Rádios e entidades de todo o estado estão mobilizadas
Será realizado na UNISC em Santa Cruz do Sul o Congresso Estadual das Rádios Comunitárias do Rio Grande do Sul. Nos dias 13 e 14 de agosto delegados e delegadas de todo o estado estarão debatendo os principais temas que envolvem a radiodifusão comunitária no Brasil.
O evento é a etapa gaúcha do Congresso Nacional da ABRAÇO que acontecerá em dezembro em Belém do Pará e renovará a direção nacional da entidade além de traçar os rumos para o movimento no próximo período.
As mais de 500 entidades que mantém Rádios Comunitárias no estado estão sento provocadas a realização de reuniões com as comunidades para eleição da delegação. [continua...]
Encontro Estadual de Rádios Comunitárias será dia 21 de agosto em Dourados
A Comissão pró fundação da Abraço MS marcou para o dia 21 de agosto o Encontro Estadual de Rádios Comunitárias, que se realizará na cidade de Dourados-MS, na sede do Sindicato dos Bancários, para discutir a criação da entidade no Mato Grosso do Sul.
Segundo a Comissão Organizadora, que é formada pelas mantenedoras das emissoras das cidades de: Angélica, Juti, Eldorado, Ivinhema, Itaquirai, Rio Brilhante, Deodapólis, Dourados, Corumbá e Novo Horizonte do Sul, serão convidadas todas as emissoras comunitárias do estado e será feito um empenho especial para [continua...]