15 de outubro de 2011

PARABÉNS CAUCAIA 252 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

Caucaia completa neste dia 15 de outubro, 252 anos de Emancipação política, nossa emissora vem juntamente com todo o povo caucaiense parabenizar por mais uma importante data e desejar aos administradores boa sorte, que realizem todos os projetos e desenvolvam políticas públicas para a melhoria do nosso povo. Que estes 252 anos de emancipaç
ão possa reafirmar a confiança que foi dado à época para que nos

so município tivesse a liberdade que hoje tem, somando com o re
sto do Estado do Ceará. A Cauípe Fm 104,9 desde as primeiras horas da abertura do desfile do dia 15 que vem fazendo a cobertura ao vivo dos festejos de aniversário de Caucaia.

História



A região ás margens do rio Ceará e aos aredores das serras metropolitanas, eram habitadas por diversas etnias Tupi e Tapuia, tais como osPotygauara, Tapeba, Apuiaré, Jenipapo, Parnamirim,Anacé, Cariti, Panatiquarema,[7][9] e outros, antes da passagem dos jesuítas Luís Figueiras e Francisco Pinto no século XVII.


Depois da saída do Ceará dos holandeses,[10][11] e e a reconquista da região pelos portugueses, iniciou-se o processo de catequese en aldeamento dos índios, resultando a criação do Aldeamento de Caucaia, na segunda década do século XVII.

A partir de 1759, depois da expulsão dos jesuítas, a Aldeia de Nossa Senhora dos Prazeres de Caucaia, passou a ser conhecida por Vila Nova de Soure. Neste mesmo período os índios Tremem

, deslocam-se para este aldeamento, mas devido a fracasso de adaptação estes retornam aItarema.

Com a expansão da pecuária, as sesmarias e o povoado ao redor de igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, durante o cima referido século, a vila consolida-se como um centro urbano.

Em 1917, com a criação da E. F. Fortaleza-Itapipoca, ou ramal de Itapipoca da RVC, Ca

ucai


a firma-se com


o centro regional com quatro estações de trem (Caucaia[12], Boqueirão[13], Arara/Guararu[14], Cauípe[15] e Catauna[16])

Com a criação da RMF, Caucaia expandiu-se como centro habitacional e industrial


Fonte: Município e Wikipédia

Nenhum comentário: