2 de abril de 2009

Rádio das Nações Unidas

A Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura, Unesco, promoveu em Paris uma reunião sobre rádios comunitárias.
Durante o encontro, 16 especialistas identificaram boas práticas nas áreas de legislação, financiamento, gestão, sustentabilidade e programas.
Segundo a Unesco, as rádios comunitárias garantem o pluralismo da informação, servem os interesses e necessidades de várias camadas da população, promovem o diálogo e a transparència dos poderes locais e dão voz aos que não têm voz.
O fenómeno das rádios locais tem vindo a crescer nos países da Comunidade de Língua Portuguesa, CPLP. Brasil e Guiné-Bissau são os países pioneiros, com uma experiência de mais de 10 anos.
Numa entrevista à Rádio ONU, Ladislau Robalo, Secretário-Executivo da Informorac, a Iniciativa Nacional de Formação Móvel para as Rádios Comunitárias na Guiné-Bissau, abordou diversos aspectos ligados ao fenómeno naquele país.
Ele diz-nos que tudo começou com a Rádio Quilélé, uma parceira da Rádio ONU, que em 1994 ajudou a salvar milhares de vidas num bairro de Bissau com o mesmo nome, durante um surto de cólera.

Nenhum comentário: