23 de abril de 2010

18 ANOS DE RÁDIO HELIÓPOLIS FM/SP


A emissora é um exemplo de rádio comunitária em São Paulo, e no próximo dia 08 de maio completará 18 anos, ao longo de sua existência muitos percalços tiveram que enfrentar.


HISTÓRIA DA RÁDIO HELIÓPOLIS FM

A Rádio Heliópolis é uma emissora comunitária e sem fins lucrativos. Foi criada e é dirigida pela UNAS – União de Núcleos Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco.

Promover a cidadania, melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento integral da comunidade por meio da comunicação. Disponibiliza informações de relevância para a comunidade, conscientizando seus moradores.

O Começo

  • 08 de maio de 1992 é criada a primeira versão de “Rádio Popular de Heliópolis”, funcionando com cornetas instaladas em dois pontos da favela;
  • 27 de agosto de 1997, as velhas cornetas são aposentadas e é montada uma rádio comunitária na FM 102.3;
  • Em 1999, a freqüência passa a ser 98,3FM, devido à interferência do sistema nas emissoras comerciais. A lei nº 9.612 diz que as grandes rádios comerciais podem interferir nas rádios comunitárias, e nunca o inverso;
  • Em 2002, mais uma interferência, obrigando nova mudança de freqüência (97,9FM);
  • Em 2003, a luta pelo direito a comunicação promovida pela Radio Heliópolis é reconhecida por meio do prêmio: Ação Social pela promoção da Cidadania da APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte de São Paulo;
  • Em 2004, a Anatel decreta o fechamento da Rádio Heliópolis, fato que gera grande mobilização e culmina com o compromisso do Governo Federal de dar encaminhamento para transformar a rádio em uma rádio educativa;
  • Em 2006, novamente a Anatel fecha a rádio, mas por um curto período e em 27 de outubro de 2006 é publicada uma permissão provisória de funcionamento no Diário Oficial;
  • Em 2007, é aberta licitação pelo governo e 288 rádios mandam para o Ministério das Comunicações um pedido de licença definitiva pra funcionarem como rádios comunitárias. Dentre elas, a Rádio Heliópolis.
  • Em 13 de março de 2008, é publicada uma autorização oficial e definitiva para o funcionamento da rádio.
  • Em 15 de junho de 2009 a Rádio Heliópolis entra em nova freqüência 87.5 FM – Por determinação da Anatel e Ministério das Comunicações.

Autorização de funcionamento publicada no Diário Oficial da União

A Rádio: A rádio Heliópolis que existe há 17 anos, somente em 2008 obteve a autorização oficial de funcionamento. Durante 14 anos esteve sede da UNAS na rua da Mina:

Antigas instalações
Atualmente seu espaço físico está localizado na rua Paraíba, em uma casa própria:
A equipe conta com 30 voluntários.
Estrutura: A rádio possui um estúdio de produção/gravação, 3 computadores, 1 impressora, microfones, amplificador etc.A antena tem potência de 25 watts e atinge um raio de 1 km (máximo permitido por lei) o que abrange quase todo Heliópolis (atualmente com cerca de 125 mil habitantes) e alguns pontos da Vila Bela e Vila Alpina.

Antena da rádio – alcance de 1 km

Trabalho: O trabalho da rádio é totalmente aberto ao público e conta com a participação da comunidade, divulga grupos musicais tanto de fora, como do próprio Heliópolis. Existe também o projeto de Apoio Cultural, com a contribuição de valores simbólicos do comércio local, apenas para a divulgação do nome do estabelecimento sem citar valores. Essa verba arrecadada é dividida em partes iguais entre a rádio e o locutor. São informadas pessoas desaparecidas e perdidas: idosos/crianças/animais.

Houve casos em que atuou em conjunto com autoridades: a polícia levou uma criança perdida para ser anunciada na rádio e a mão foi até lá buscá-la.

Também atua na área de educação e conscientização da comunidade, orientações sobre saúde: não tomar medicamentos sem indicação médica, saneamento e lixo: leva reclamações de moradores de algumas ruas onde as pessoas acumulam lixo, entre muitos outros serviços.

Procura dar indicações bibliográficas – recitar poesias: Carlos Drummond de Andrade, Rosa Luxemburgo, Martin Luther King, chamando para a reflexão.Possui momentos de orientação religiosa no sentido de mensagens positivas, sem ater-se a instituições religiosas ou ao sentido de alienação.Não reproduzem músicas com apologia ao crime, sexo e drogas.

Participação da comunidade: A comunidade participa levando suas sugestões, reclamações e atuando como voluntários para a melhoria contínua da rádio, também são doados produtos para sorteios, alimentos, roupas etc, que são distribuídos, além da doação de cds.

O reconhecimento da comunidade pelo trabalho desenvolvido na rádio é o mais gratificante – a comunidade volta para agradecer os serviços e liga para interagir na programação.

Outras rádios: A rádio Heliópolis mantém projetos de interação e reuniões com outras rádios comunitárias para a troca de experiências e também para apoiá-las na luta pela legalização.

Gil Felix

Em 1970, com a chegada de 100 famílias da Vila Prudente nasce Heliópolis. Instaladas em alojamentos provisórios que ficariam em definitivo no cenário da cidade. Hoje Heliópolis tem 125 mil habitantes ocupando um milhão de metros quadrados e52% de sua população está entre 0 a 25 anos.

Os líderes comunitários que se constituíram durante sua formação lutam pelo direito à moradia digna e, em ações que promovam o desenvolvimento local, mas enfrentam dificuldades detectadas pela falta de oportunidade social.

Heliópolis caracteriza-se por sua extrema pobreza e insuficiência de recursos sociaispara atender as necessidades da população local não dispondo de área de lazer, esporte e cultura.

A densidade demográfica é alta, centrada em dez núcleos, com um número considerável de moradias precárias e conjuntos habitacionais populares, habitadas por famílias compostas por grande número de pessoas.

A cada 10 adolescentes de Heliópolis, 6 encontram-se desempregados e 4 não freqüentam a escola e, a maior causa morte entre jovens de 12 a 20 anos é o homicídio causado por briga do tráfico de drogas.

Esta problemática social envolvendo os jovens ganha cada vez mais importância e visibilidade. Hoje, está na pauta da agenda política do país, em grupos voltados para a criação de políticas públicas voltadas para a juventude e até a criação do Estatuto da Juventude. O primeiro emprego é o desafio constante na vida dos jovens contudo, as iniciativas voltadas para essa questão não tem sido suficientes.
Parabéns aos amigos e companheiros da rádio Heliópolis fm pelo belíssimo trabalho desenvolvido na comunidade de Heliópolis.

FONTE:www.heliopolisfm.com.br/

Nenhum comentário: