14 de abril de 2010

ABRAÇO NACIONAL: NOTÍCIAS



Semana Nacional da Voz

A ABRAÇO está estabelecendo parceria com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (www.sbfa.org.br) para a comemoração do Dia Nacional da Voz – 16 de abril – e estamos disponibilizando uma cartilha sobre a voz para os nossos locutores e interessados no link (http://www.sbfa.org.br/portal/pdf/FAQs%20em%20Voz%202009.pdf). a cartilha está liberada pela SBFA para reprodução. A ABRAÇO Estadual que quiser publicá-la pode incluir a logomarca da entidade como co-editora e distribuir pras emissoras associadas.
Vamos publicar a cartilha em nossos sites e convidar as emissoras e entarem na divulgação da Semana Nacional da Voz.


OS DONOS DA MÍDIA NO BRASIL

GRUPO 1

O primeiro grupo – os “cabeças-de-rede” – são as famílias que controlam as redes de nacionais de comunicação, de TVs, rádios, e jornais de circulação nacional.
- Organizações Globo – família Marinho
- Rede Record – Igreja Universal – Edir Macedo
- Sistema Bandeirantes de Comunicação – família Saad
- Sistema Brasileiro de Televisão–SBT – Silvio Santos [continua...]


Sistema Brasileiro de Rádio Digital tem portaria.
Faltam política e solução tecnológica

09/04/2010

Ana Rita Marini – FNDC

A portaria publicada pelo ministro Hélio Costa no último dia 31 de março, às vésperas de sua saída do Ministério das Comunicações, criando o Sistema Brasileiro de Rádio Digital – SBRD, traz um rol de diretrizes a serem observadas durante a construção do sistema. O documento contém premissas básicas para a digitalização da radiodifusão sonora no País, como, por exemplo, proporcionar a utilização eficiente do espectro de radiofrequências. O Minicom , entretanto, não define tecnologia e nem chega a estabelecer, efetivamente, políticas para o setor – o assunto precisa evoluir e originar um dispositivo legal, analisa Marcus Manhães , pesquisador em radiodifusão digital. [continua...]


UFRGS publica cartilha que ensina como fazer rádio comunitária

Fonte: RITS Rede de Informação do Terceiro Setor

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul [UFRGS], através da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação [Fabico] e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação [PPGCOM] em parceria com a ABRAÇO-RS, está publicando a cartilha “Para fazer Rádio Comunitária com “C” maiúsculo.

cartilha

A obra é organizada por Ilza Girardi, professora do PPGCOM, e Rodrigo Jacobus, mestrando do programa, e dá sequência a um trabalho de seis anos que já havia publicado a “Cartilha (sem frescura) da Rádio Comunitária”.

A cartilha, que traz um histórico das rádios comunitárias, questões da legislação e fornece informações de como montar uma rádio, está sobre licença Creative Commons e pode ser distribuída gratuitamente sobre a mesma licença, que pode ser conferida na página quatro da obra.

Baixe seu exemplar e redistribua a cartilha, reforçando a importância de obras compartilhadas sem custo, priorizando o acesso livre à informação. A cartilha está disponível aqui para download [em PDF].

Notícia publicada originalmente no sítio da Abong.

FONTE: ABRAÇO NACIONAL

Nenhum comentário: