| A juíza de direito de São Manuel (69 quilômetros de Bauru), Ana Virgínia Mendes Veloso Cardoso, deferiu liminar suspendendo o ato administrativo do prefeito Tharcilio Baroni Junior (PSB) que, no último dia 6, determinou o fechamento e lacração da Rádio Comunitária Integração FM. Além disso, a decisão obriga o chefe do Executivo a liberar os talões de notas da rádio que foram apreendidos. Conforme divulgado pelo Jornal da Cidade na edição do último dia 7, a rádio comunitária, que tem licença para operar desde 14 de julho de 2005, teve seu alvará de funcionamento cassado pela prefeitura sob a alegação de que teria violado a lei 9612/98, praticando desvio de finalidade. A justificativa teria sido dada ao diretor da emissora, Antonio Ribeiro Brito, pela chefe do Setor de Tributação, Margareth Jane Almeida Costa. N a ocasião, Brito contestou a medida, alegando que ela não tinha fundamento legal, e revelou que a licença da rádio se expira apenas em 2015. “A emissora é uma concessão pública e quem pode fazer isso (lacrar a emissora) é a Anatel e a União”, afirmou. Na opinião dele, a decisão da prefeitura foi motivada pelo trabalho de conscientização que o veículo de comunicação vem desenvolvendo junto à comunidade. Durante o período, Brito não cumpriu a determinação do Executivo e manteve a emissora no ar. Segundo ele, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que tem a competência para fiscalizar e interditar órgãos de telecomunicações, assim como apreender equipamentos quando necessário, esteve no local por duas vezes e não encontrou nada de ilegal. A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraco) também se manifestou contrária ao ato do prefeito. Além de registrar boletim de ocorrência na delegacia da cidade pelo o que ele considerou prática de abuso de autoridade e constrangimento ilegal contra a emissora, o diretor da rádio, por meio da Associação Cultural Artística e Social de Integração Comunitária de São Manuel, ingressou com mandado de segurança na justiça contra o prefeito, com pedido de liminar, para suspender o fechamento do estabelecimento e obter a liberação dos talões de notas fiscais. Na análise do promotor de Justiça Aloísio Garmes Júnior, “o ato administrativo na forma em que foi realizado carece de legalidade, porquanto o poder de polícia para tal fim foi delegado pela União à Anatel. Frente a esta premissa, deveria a municipalidade abster em noticiar eventual desvio de finalidade à Anatel para as devidas providências”. A juíza acatou parecer do MP e concedeu a liminar, garantindo que a emissora continue funcionando. O setor jurídico da prefeitura de São Manuel informou que ainda não foi oficialmente not ificado sobre a liminar e que pretende aguardar a comunicação da Justiça para avaliar as medidas cabíveis em relação ao caso. |
26 de janeiro de 2011
JUSTIÇA DE SÃO MANUEL SUSPENDE ATO ADMINISTRATIVO DE PREFEITO DA CIDADE
ABRAÇO NOTÍCIAS
Rádio comunitária ajuda ouvintes a encontrar parentes desaparecidos após chuvas no RJ
17/01/2011Redação: Portal Imprensa
A Rádio Comunidade Friburgo FM tem ajudado os moradores da região serrana do Rio de Janeiro a encontrar pessoas desaparecidas em Nova Friburgo (RJ), após os deslizamentos causados pelas chuvas. De acordo com a Folha.com, a emissora informa a lista de mortes e dá dicas aos ouvintes de como evitar infecções.
Uma ouvinte, [continua...]
24 de janeiro de 2011
MC ATINGE 28% DE CONGRESSISTAS NO 7 CONGRESSO DA ABRAÇO
MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES TERÁ SETOR EXCLUSIVO PARA RÁDIOS COMUNITÁRIAS
Brasília, 24/01/2011 - O Ministério das Comunicações vai garantir tratamento especial ao setor de radiodifusão comunitária. Um decreto em fase de elaboração e que deverá ser assinado nos próximos meses estabelece a criação da Coordenação-Geral de Rádio Comunitária. O departamento será ligado à Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica.| “O ministro Paulo Bernardo está seguindo uma orientação da presidente Dilma Rousseff, que pediu mais atenção às rádios comunitárias, como forma de garantir a universalização do serviço”, explica o secretário de Comunicação Eletrônica do Minicom, Genildo Albuquerque. A Coordenação-Geral de Rádio Comunitária será dividida em dois departamentos. Um deles cuidará da formulação de políticas para o setor e outro será estruturado para acelerar o andamento dos processos de outorgas em tramitação no Minicom.
Uma das principais metas da coordenação será dar agilidade à tramitação dos processos de outorgas para novas rádios comunitárias. Atualmente, um mesmo setor é responsável pelos processos de emissoras comunitárias, educativas e comerciais. Uma nova seção cuidará somente dos processos de rádios comunitárias.
Com isso, nós radiodifusores teremos uma maior atenção quanto aos nossos processos quando enviados para o MC, com a criação deste setor a radiodifusão comunitária será fortalecida, hoje, são poucos técnicos e advogados analizando e deferindo resultados no setor de radiodifusão comunitária. Quando estive visitando o departamento de radiocom no último ano, pude perceber a grande demanda do setor, para que os senhores tenham idéia, são mais de 5 mil processo para apenas 5 técnicos possam analizar e encaminhar. Parabéns para a Presidenta Dilma pela preoculpação com o desenvolvimento da radiofônia comunitária.
Adriano Godoi |
| Publicado em 24/01/2011 |
20 de janeiro de 2011
GOVERNO FEDERAL FAZ ATENDIMENTO ESPECIAL PARA RÁDIOS COMUNITÁRIAS DURANTE CONGRESSO
Brasília, 19/01/2011 – Durante dois dias, nesta quinta (20) e sexta-feira (21), o Ministério das Comunicações disponibiliza atendimento especial para os membros da Associação de Radiodifusão Comunitária (Abraço), que realizam em Brasília o 7º Congresso Nacional da entidade. O atendimento será em regime de plantão, das 8h às 18h, nas salas 213 a 215, no segundo andar do edifício anexo do ministério.
Segundo o secretário de Comunicação Eletrônica do Minicom, Genildo Albuquerque, “é a primeira vez que, durante a realização de um Congresso da Abraço, o Ministério das Comunicações faz esforço específico para prestar informações e tirar dúvidas em relação aos processos que envolvam rádio comunitária.”
Para esse atendimento especial, o ministério vai colocar mais de dez servidores à disposição dos congressistas. Assim, entre 8h e 18h, funcionários do Minicom -entre eles engenheiros e advogados - estarão disponíveis para informações e esclarecimentos sobre rádio comunitária, colocando inclusive o banco de dados acessível para consultas ao sistema do ministério.
O que é: Atendimento especial aos congressistas da Abraço. Quando: Das 8h às 18h, na quinta-feira (20) e na sexta-feira (21). Onde: Na sala 213/215, no segundo andar do edifício anexo do Ministério das Comunicações. Parabéns ao Ministério pela iniciativa, as rádios comunitárias são o sustentáculo para o pleno exercício da cidadania deste país. A iniciativa vem dignificar o congresso que a Abraço realiza na capital federal. Eider Moraes |
| |
17 de janeiro de 2011
A IMPORTÂNCIA DA RÁDIO COMUNITÁRIA

14 de janeiro de 2011
VII CONGRESSO DA ABRAÇO

Museu Nacional da Republica – Brasília – DF
20 de janeiro
CREDENCIAMENTO – a partir das 9 h
14 h – aprovação do Regimento Interno e instalação da Mesa Coordenadora e a Comissão Eleitoral
15 h – Mesa sobre produção e distribuição de conteúdos – Agencia Abraço de Comunicação e MPB
16 h – Encontro Nacional dos Coletivos Estaduais de Mulheres dirigentes de Rádios Comunitárias – Guacira – Cfêmea, Mara Régia, Rebecca – Unifem, SPM-PR, Inês Fortes, Kamayura Saldanha, Rosa Marques
17 h – Colóquios – nas tendas
1 – As radcom e a valorização da cultura local – Ministério da Cultura, José Sóter – Coordenador Executivo
2 – As relações trabalhistas nas radcom – Nascimento Silva – Fitert, MTE e João Carlos Santin – [continua...]
6 de janeiro de 2011
GRUSSAÍ FM 87,9 EM SÃO JOÃO DA BARRA NO RIO DE JANEIRO DE SITE NOVO

3 de janeiro de 2011
PRAZO PARA INSCRIÇÃO DE RÁDIOS COMUNITÁRIAS VAI ATÉ DIA 10 DE JANEIRO

Podem se habilitar associações e fundações comunitárias legalmente constituídas, com sede na região onde pretendem prestar o serviço. As entidades também devem efetuar o pagamento de uma taxa de cadastramento de R$ 20,00. Os formulários necessários para o cadastro estão no site www.mc.gov.br, no item “Rádio Comunitária”.
Para outras informações sobre outorgas de Rádio Comunitária, entre em contato com a Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica do ministério pelo endereço eletrônico ssce.atendimento@mc.gov.br ou pelo telefone (61) 3311-6592.
LINK PARA CONFERIR AS LOCALIDADES ATENDIDAS NO AVISO:
FONTE: MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES
