29 de março de 2010

ABRAÇO NACIONAL NOTICIAS


Radialistas participam de Oficina de Capacitação Profissional
‏‏O evento foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, UNESCO e Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária

Repórter Pacheco de Souza

Aproximadamente 50 radialistas de emissoras comunitárias de Minas Gerais e do Espírito Santo, participaram no último final de semana de uma Oficina de Capacitação Profissional em Belo Horizonte, o evento aconteceu em um hotel da capital mineira localizado na Av. do Contorno no bairro de Lourdes. [continua...]


Ministro Franklin Martins recebe
ABRAÇO e deputada Luiza Erundina‏‏

O ministro Franklin Martins, da SECOM/PR, acompanhado do secretario executivo Ottoni Fernandes, recebeu a deputada Luiza Erundina acompanhada de José Sóter e Rômulo Gadelha, membros da Executiva Nacional da ABRAÇO, hoje, 24 de março, em seu gabinete. segundo o ministro “o acordo firmado com a ABRAÇO durante a CONFECOM não foi apenas para distensionar os ânimos, é pra valer e vamos levar ao presidente Lula já sistematizados para sua implementação.” [continua...]

Entidades comunitárias participam de oficinas.

A informação é do amigo e radialista Luiz Fernando, da Associação Comunitária a Voz de Grussai do belo município de São João da Barra no Rio de Janeiro, Luiz Fernando que ainda este ano estará realizando o seu sonho e o da comunidade de São João da Barra, que é a implantação de mais uma emissora de rádio comunitária. A oficina, Foi realizada no final de semana, no hotel Mirador, Rio de janeiro em copacabana, a Oficina de Capacitação para Radialistas Comunitários, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e UNESCO, em parceria com a ABRAÇO Nacional – Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, Brasília (13 e 14 de março), Belo Horizonte (20 e 21 de março) e Rio de Jeneiro (27 e 28 de março)

A diretoria da associação comunitária a voz de grussai de são joão da barra marcou presença no evento, e segundo um de seus diretores Fabricio Nani " o evento serviu para nos capacitar e assim melhorar a forma de se fazer o rádio comunitário em nossa cidade".

Ao final da oficina todos os rádiofusores comunitários receberam certificado de participação no evento.

23 de março de 2010

ABRAÇO NACIONAL: NOTÍCIAS

Câmara aprova concessão de rádio para indígenas e quilombolas

zenaldo

A Comissão Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira o direito de comunidades indígenas e quilombolas reconhecidas pelo Poder Público administrarem rádios comunitárias.
O texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática ao Projeto de Lei 2490/07, do deputado Eduardo Valverde (PT-RO). O texto original beneficiava apenas os indígenas.
O relator, deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA), defendeu a constitucionalidade da matéria.

fonte: Abraço NAcional

Quanto a matéria acima, postamos em 2007 um artigo falando sobre rádios para comunidades indígenas no brasil, abaixo segue o link para a matéria e o vídeo da reportagem. Divirtam-se.

http://valdianooliveira.blogspot.com/search?updated-min=2007-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2008-01-01T00:00:00-08:00&max-results=12


UMA ONDA NO AR

"Essa antena pra nós poderia ser uma metralhadora disparando palavras contra o sistema falando para o povo da periferia. Se os caras podem usar uma metralhadora, nós podemos usar uma antena." A frase pode ser forte, mas para quem assistiu o filme, uma Onda no Ar, percebeu o que quis dizer o autor. A ficção foi baseada em fatos reais, onde um grupo de jovens com um olhar diferente para a comunidade, resolvem colocar em prática um projeto, quase utopia, que iria revolucionar a comunidade onde moram. A mensagem é altamente positiva e deveria ser seguida por muitas rádios comunitárias, e por que não dizer por todas. As emissoras comunitárias são um diferencial para sua comunidade, com ela, e os vários projetos que poderão vir, poderá transformar a realidade de sua gente, as rádios comunitárias tem um compromisso com sua comunidade, a população quando atuante, tem com a emissora um laço de cumplicidade. Antenas e microfones são verdadeiras armas, armas para o bem quando usados de maneira correta e responsável, profissionais e pessoas abnegadas e comprometidas com a comunicação, poderão mudar o retrato de muitas comunidades carentes refém de marginais à serviço do tráfico.

Sinopse do filme
Jorge, Brau, Roque e Zequiel são quatro jovens amigos que vivem em uma favela de Belo Horizonte e sonham em criar uma rádio que seja a voz do local onde vivem. Eles conseguem transformar seu sonho em realidade ao criar a Rádio Favela, que logo conquista os moradores locais por dar voz aos excluídos, mesmo operando na ilegalidade. O sucesso da rádio comunitária repercute fora da favela, trazendo também inimigos para o grupo, que acaba enfrentando a repressão policial para a extinção da rádio.

  • Informações Técnicas
    Título no Brasil: Uma Onda no Ar
    Título Original: Uma Onda no Ar
    País de Origem: Brasil
    Gênero: Drama
    Classificação etária: 14 anos
    Tempo de Duração: 92 minutos
    Ano de Lançamento: 2002
    Site Oficial: http://www.umaondanoar.com.br
    Estúdio/Distrib.: Quimera Produções
    Direção: Helvécio Ratton

  • Elenco
    Alexandre Moreno .... Jorge
    Adolfo Moura .... Zequiel
    » Ver todo o Elenco...

21 de março de 2010

JORNALISTA É ESCOLHIDA COMO PRESIDENTE DA RÁDIO COMUNITÁRIA ZUMBI DOS PALMARES

A jornalista e fotógrafa Fabiana Veloso é a nova Presidente da Sociedade Cultural Posse Nova República, no Geisel, em João Pessoa, entidade que gerencia a Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares. Seu esposo, o também jornalista Dalmo Oliveira, será o responsável pelo Núcleo de Tecnologia. O Secretário Geral é Fábio Mozart, completando a diretoria executiva com Roberto Palhano no financeiro, Marcos Veloso na direção operacional e o poeta Gilberto Júnior como diretor de cultura e comunicação.

MANIA FM/RS É O DESTAQUE NO VÍDEO DA SEMANA

A rádio é uma excelente ferramenta em prol da cidadania da população de Bagé/RS, a emissora tem uma historia de muito trabalho e dedicação com a população, em nosso blog no vídeo da semana, você poderá obter mais detalhes da história da rádio através de um trabalho realizado por estudantes da região sobre rádios comunitárias. não deixe de conferir.

COLABORAÇÃO: É A PALAVRA CHAVE



Colaboração,É desta maneira que um grupo de alunos define rádio comunitária, o Jingle criado para o trabalho de Seminários I, no 1º semestre do curso de publicidade da UFF - 2007, é bastante criativo, a equipe conseguiu mostrar no vídeo, o verdadeiro papel tanto da rádio como do moradores e ouvintes. A letra da música reflete o retrato das emissoras. Parabéns para a equipe, infelizmente descobrimos agora esse belíssimo trabalho.

"RÁDIO COMUNITÁRIA É LOCAL DE FOFOCA"


"A rádio comunitária é o local da fofoca municipal. Para prefeito e vereador, ela é o cão".É assim que se refere o deputado federal e ex-ministro das comunicações Eunício Oliveira PMDB/CE quando fala das rádios comunitárias espalhada em todo o país. Será mesmo que as rádios comunitárias só servem para gerar fofoca em suas cidades?, parece que o deputado não conhece bem o papel das rádios comunitárias, com certeza, ele não sabe o significado plural que as emissoras comunitárias representam para suas comunidades, para o seu público ouvinte. Acho que o deputado não quis generalizar com seu pensamento, e aqui não vou fazer a defesa do nobre parlamentar, mas que ele foi muito infeliz em seu pronunciamento, foi, e merece que as entidades como Abraço Nacional (Associação Brasileira de Rádios comunitárias), a Amarc-Brasil (Associação Mundial de Rádios Comunitárias) possam se pronunciar sobre o assunto, não podemos deixar que a imagem das rádios comunitárias, comprometidas com o bem-estar social, sejam atingidas com esse tipo rasteiro de pensamento. Estivemos há bem pouco tempo, muito bem representado na 1º Confecom, onde as rádios comunitárias puderam mostrar a sua força e através deste evento, consolidar a presença e a importância do segmento para a sociedade. As rádios comunitárias, em sua programação devem repudiar a posição do nobre deputado, ou então ficarem caladas (o), aquelas que se enquadram no perfil que se refere o ex-ministro das comunicações Eunício Oliveira. Esperamos que isso não fique por aí, e que atitudes como essa não venham a se repetir. Alô Abraço esperamos uma nota à respeito do assunto.

17 de março de 2010

COMO SE CONSEGUE UMA RÁDIO COMUNITÁRIA EM BRASÍLIA

Deputado federal pelo PMDB-CE, ex-ministro da comunicações e dono de emissoras de rádios comerciais, o deputado Eunício Oliveira fala como se consegue uma emissora comunitária : "O parlamentar intercede aqui (em Brasília) para atender o cara (prefeito ou vereador) que vota nele lá no município. Aí, essa rádio fica falando bem dele para o resto da vida", confirma o deputado e ex-ministro das Comunicações (2004- 2005) Eunício Oliveira (PMDB-CE). "Há centenas de pedidos de políticos, mas a pressão maior ainda é de vereadores e associações. A rádio comunitária é o local da fofoca municipal. Para prefeito e vereador, ela é o cão", atesta ele, dono de três rádios comerciais no Ceará.

Num período onde para muitos é fácil conseguir uma concessão de rádio por conta das eleições que se aproximam, para muitos é um verdadeiro milagre. O assunto é debatido com veemência por muitos que se relaciona no meio da radiodifusão, principalmente a comercial, que são as mais interessadas nesse aspecto.

Outro parlamentar também do ceará Pe Zé Linhares PP-CE, diz: "Pedi a concessão para várias (rádios) em todo o Estado onde temos acesso à votação", conta Linhares.

Obs: As declarações dos referidos deputados estão no jornal Estadão. Não iremos comentar a matéria, agora, seria bom que ouvissem o segmento das rádios comunitárias.

Fonte: Estadão.com.br/politica

16 de março de 2010

BLOG: RADIO ZUMBI DOS PALMARES

Quero parabenizar a equipe do blog da Rádio Zumbi dos Palmares, o blog da emissora leva aos internautas que estão antenados, o melhor da notícia, denúncia e prestação de serviço em prol das rádios comunitárias e do povo de maneira em geral. A equipe do blog está sempre pautada, e com o conhecimento da informação, trata de assuntos variados que são de total relevância na vida do cidadão. Além de informações de utilidade pública o blog desenvolve papel importante na programação da emissora para quem presta serviço. Aos amigos internautas e apaixonados por rádio comunitária e que gostam de uma boa informação, com credibilidade, indico o blog da rádio zumbi dos palmares. www.radiozumbidospalmares.blogspot.com.

ABRAÇO NACIONAL: NOTÍCIAS


Ministro da Cultura fala sobre concurso NOSSA ONDA

Ministro Juca Ferreira


jucaferreira

Precisamos avançar na valorização da rádio comunitária. Diferentemente da rádio comercial ou da pública, a comunitária tem um outro papel: é uma voz de expressão da comunidade e um meio de comunicação interna que possibilita que essa população se organize e adquira personalidade. Deve ser pensada como uma parte do sistema de rádio e comunicação no Brasil, com uma singularidade muito delimitada.
O Ministério da Cultura já está abrindo, junto com a Abraço, que é a Associação Brasileira das Rádios Comunitárias, um edital exatamente para incentivar o desenvolvimento dessa rádio que é muito singular, que joga um papel importante. [continua...]


Sai o edital do concurso “NOSSA ONDA”

O Ministério da Cultura – MinC, no âmbito do Programa Mais Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual – SAv e da Secretaria de Articulação Institucional – SAI, em parceria com a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária – ABRAÇO e com a Sociedade dos Amigos da Cinemateca – SAC, torna público o Concurso de Apoio à Produção de Obras Radiofônicas Inéditas, nos gêneros RADIODOCUMENTÁRIO ou RADIOCONTO, sobre o tema “Diversidade Cultural”, intitulado “NOSSA ONDA”, a serem difundidas, preferencialmente, a pessoas físicas integrantes ou egressas de projetos sociais do Programa Territórios da Cidadania ou do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária (ProJovem) nas localidades em que existam emissoras educativas, legislativas, universitárias e comunitárias de rádio, nas condições e exigências estabelecidas neste Edital, em conformidade com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. [continua...]


Fonte: Abraço Nacional

10 de março de 2010

A REALIDADE DE UMA RÁDIO COMUNITÁRIA


A dificuldade enfrentada pelas rádios comunitárias são diversas, ao ponto inclusive de algumas emissoras fecharem. O segmento é vítima da própria lei que os ampara, a legislação da radiodifusão comunitária não promove segurança, tirando das comunitárias, direitos que é dado as emissoras comerciais (com exclusividade). A comercialização do espaço é proibida em lei, as emissoras não podem "vender" publicidade e por isso sofrem com a discriminação. Aqui, não queremos defender a pratica da comercialização do espaço midiáitico, mas, o tratamento deveria ser, se não igual, a lei 9.612 deveria ser revista, se fosse para se pagar impostos, que se pagasse, agora ter que sofrer por uma imposição arbitrária é que não devemos. O espaço do espectro elétrico em muitas cidades é pequeno, quando não, nem existem, as emissoras são obrigadas a operar em freqüências que encontram dificuldade de sintonia, ou quando não, com pequenas interfência em outros canais de radiodifusão. O poder público se torna omisso, e com isso as emissoras padecem com a falta de atenção que é de fundamental importância. Esperamos que com a realização da última conferência da comunicação, a coisa mude e as rádios comunitárias possam ser reconhecidas como devem. E continua, os problemas são muitos, e pouco é o esforço para se mudar esse quadro.

ABRAÇO NACIONAL: NOTICIAS

CONVOCAÇÃO DO 1° ENCONTRO DA ABRAÇO NORTE

De acordo com a Assembléia Geral realizada durante a Conferência Nacional de Comunicação em Brasília a Direção Nacional da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária – ABRAÇO vem convocar o 1º Encontro de Rádios Comunitárias da Região Norte do Brasil a ser realizado na Cidade de Santarém no Estado do Pará, no período de 25 a 28 de março de 2010, com a presença de radialistas comunitários de todos os estados da Amazônia.
O objetivo maior deste encontro é a organização de todas as Abraços estaduais da Região Norte do Brasil

REDE ABRAÇO TRANSMITIRÁ, AO VIVO, A II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA

O CNC iniciará dia 11, quinta-feira e encerra-se no domingo, 14. A Rede Abraço transmitirá o evento diretamente do Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília. O evento terá a participação de ativistas, artistas, intelectuais, profissionais de cultura, gestores públicos, empreendedores, estudantes, que debaterão as questões culturais do nosso país. Além da transmissão ao vivo pela Rádio Abraço NO AR por meio de parceria com a Rádio Fae, a cobertura do CNC será feita também pela Agência Abraço de Notícias que disponibilizará boletins para os internautas durante todo o evento.

Fonte: www.abraconacional.org






3 de março de 2010

CONGRESSO NACIONAL OUTORGA 30 RÁDIOS COMUNITÁRIAS


Diário Oficial da União do dia 02 de março: Congresso Nacional Outorgou 30 entidades comunitárias, com isso as entidades estão autorizadas por um prazo de 10 anos a funcionar com o serviço de radiodifusão comunitária. As 30 novas rádios comunitárias, que a partir da publicação no DOU, saíram para as cidades de São Cristóvão (SE), Serra (ES), Toledo (PR), Itupiranga (PA), Praia Norte (TO), Laurentino (SC), São José do Brejo do Cruz (PB), Senador Georgino Avelino (RN), Taquaritinga do Norte (PE), Itanhaém e Araras (SP), Nova Olinda e Matões do Norte (MA), Palestina de Goiás e Iaciara (GO), Rio Acima, Timóteo, Santana do Paraíso, Natércia, Entre Rios de Minas, Alfenas, Novo Oriente de Minas, Santana do Jacaré e Manhuaçu (MG), Itaara, Marau, Cachoeirinha e Alvorada (RS) e Itapiúna e Milha (CE). Atualmente, há 3.911 rádios comunitárias em funcionamento em todo paísm o serviço de rádiodifusão comunitária. Para as novas rádios comunitárias, os nossos parabéns.

NOVA PACATUBA FM DE SITE NOVO

A rádio que é o "xodó" da cidade de Pacatuba/Ce, vem a cada dia conquistando o seu espaço, agora a emissora inova, de site novo, a Pacatuba Fm 104,9 promete mais interatividade com o ouvinte, a rádio que tem a direção do amigo Lutiane Alíbio presta um grande serviço aos pacatubenses. O município de Pacatuba fica a 30 Km de Fortaleza, pertence à Região Administrativa 1 à Mesorregião Metropolitana de Fortaleza e à Microregião de Fortaleza. O nome Pacatuba significa"lugar abundante em paca". Paca = animal, tuba = lugar abundante.
Foi a terceira cidade do Estado do Ceará a libertar totalmente seus cativos negros. A rádio PAcatuba Fm 104,9 é a pioneira no município e ao longo de sua fundação, tem se revelado como uma das grandes conquistas para o município.
Parabéns Lutiane, parabéns aos amigos companheiros da Pacatuba fm pelo novo site. Visite você também www.novapacatubafm.com.br