5 de fevereiro de 2010

INTERFERÊNCIA NO AR

Denunciamos há algum tempo atrás aqui no blog, o problema de interferência (que persiste) no sistema de radiodifusão comunitária no canal 285 - 104,9 MHz . A interferência que existe em alguns municípios próximo a capital Fortaleza (Caucaia, Pacatuba) vem tirando o espaço das emissoras que operam nesse canal.No caso do município de Caucaia no estado do Ceará, as emissoras que executam o serviço de Radiodifusão Comunitária reclamam de muita interferência proveniente de uma emissora de caráter comercial, a emissora opera na freqüência de 105,1 MHz (LOGOS FM- A RÁDIO DA BENÇÃO) próximo ao canal destinado ao serviço de Radcom que opera em 104,9. Apenas 1 MHz separa os dois canais, um dos motivos de tanta interferência, o outro provavelmente se dá por conta da potência de uma das emissoras, no caso a 105,1. Já as emissoras de rádio comunitária operam com potência inferior a 0,25 watts potência mínima estabelecida por lei.

A Rádio Logos FM é uma emissora pertence ao Sistema Comercial de Comunicação LTDA, a mesma executa uma programação Gospel e está localizada no município de Fortaleza.

De acordo com a legislação que regulamenta o serviço de Radcom, a emissora não tem nenhuma proteção quanto a possíveis interferências, mas, se a emissora vier a causar qualquer problema do tipo, terá que suspender imediatamente suas transmissões.
O problema existe e as duas entidades no caso a Associação Beneficente Maria Pinto e a Associação Beneficente Cultural Comunitária do Guaé e a Associação dos Moradores e comunicadeores de Capuan,que executam o serviço em Caucaia prometem reivindicar uma solução por parte do Ministério das Comunicações e a Anatel.
Esperamos que haja providências o mais rápido possivel, o problema acontece há muito tempo, esperamos que a Abraço Ceará possa se pronunciar sobre o assunto.

Nenhum comentário: