5 de janeiro de 2010

EXEMPLO DE VITÓRIA: A LUTA DA RÁDIO COMUNITÁRIA HELIÓPOLIS FM/SP

Como quase todas as rádios comunitárias, a história da Rádio Comunitária Heliópolis FM não foi diferente das demais, sem apoio das autoridades os dirigentes da rádio enfrentaram muita dificuldade, perseguições por parte da Anatel e Polícia Federal e muita humilhação, aos amigos do blog que acompanham o nosso trabalho desde o início, falamos aqui de um caso que comoveu inclusive as Nações Unidas, foi modelo no aspecto da comunicação, inclusive virou filme, quem não lembra do caso da Rádio Favela Fm de Belo Horizonte. Muita garra, perseverança, trabalho e dedicação foram os pontos fundamentais dos idealizadores da Rádio Heliópolis FM, mais abaixo em nosso blog no video da semana exibimos um video que fala da emissora. A seguir um pouco da história da emissora.

Rádio Comunitária - Histórico

Desde da década de 80, a idéia de uma Rádio Comunitária era um sonho do movimento da luta por moradia de Heliópolis, Uma rádio para contrapor a imagem negativa da e propagada pela mídia de nossa comunidade, que valorizasse nossa luta por melhores condições de vida e direito a moradia. Passou a ser uma necessidade na nossa luta.

Assim em 08 de maio de 1992 nasce a primeira versão de "Rádio Popular de Heliópolis". Funcionando com cornetas instaladas em dois pontos de Heliópolis. Com a participação da comunidade vai ao ar a "Radio", falando das nossas esperanças, sonhos, vitórias e conquistas.

Cinco anos depois em 27 de agosto de 1997, as velhas cornetas foram aposentadas e com o apoio de um grupo de pessoas do exterior montamos uma rádio comunitária na FM 102.3. Dois anos depois a freqüência passa a ser 98,3FM, devido a interferência do sistema nas emissoras comerciais.

A contraditória lei nº 9.612 , diz claramente que as grandes rádios comerciais podem interferir nas rádios comunitárias, e nunca o inverso.

Em 2002, mais uma interferência acontece, obrigando a mudar novamente a freqüência para 97,9FM que permanece até os dias de hoje.

Rádio : exercício da cidadania

A nossa briga que nasceu primeiramente pela conquista da posse da terra, ganhou com o projeto da rádio novos horizontes. Tornando uma bandeira de luta permanente para a legalização da Rádio comunitária de Heliópolis. Nos últimos dez anos a Rádio têm ganhando apoio de varias organizações comunitárias da comunidade, da cidade, do Brasil e do Exterior.

Suas instalações no ano de 2.003, foi reformada com a apoio da Action.aid.Brasil, dentro de um projeto de desenvolvimento local, tendo como estratégia um espaço alternativo a mídia e no combate a pobreza e manipulação dos meios de comunicação.

Juventude e a radio - Ferramentas de inclusão social

A Rádio nos últimos anos recebe os jovens do Hip-Hop, a jovem guarda, os sertanejos e grupos de axé e forro da comunidade de heliópolis e outras.

Realiza eventos, participa das quermesses, da dicas de receitas de culinária e até tem uma sessão de achados e perdidos, ou seja, documentos e até crianças de distraídos pais.

O reconhecimento da Sociedade Paulistana

No ano de 2.003 a luta nossa pelo direito a comunicação pela verdade e a paz, promovida pela Radio Heliópolis 98,3 FM, foi reconhecida através do prêmio: Ação Social pela promoção da Cidadania da APCA-Associacão Paulista dos Críticos de Arte de São Paulo.

Recebeu o prêmio pela divulgação da parada Gay/SP da: Ação Social pela promoção da Cidadania dos Gays e Lésbicas da comunidade da Parada do Orgulho GLBT - Gays, Lésbicas, Bissexuais e transexuais de São Paulo

Radio Comunitária Heliópolis uma luta de todos

Vários parlamentares, personalidades, artistas, ongs, sindicatos, igrejas de várias denominações, desmostraram solidariedade quando a rádio foi ameaçada de fechamento pela policia federal (no anos 1999, 2000) E mais recentemente no final de 2.004 pela ANATEL. Este ultimo fato gerou uma grande mobilização que culminou com o compromisso do governo federal de dar encaminhamento para transformar a rádio em uma rádio educativa a exemplo da experiência da cidade de Belo Horizonte "radio favela".

Nossos ouvintes

A Rádio Heliópolis atinge toda a comunidade de heliópolis, que tem 120 mil habitantes e uma extensão de um milhão de metros quadrados, além dos bairros: São João Clímaco, Jardim Patente, Vila Vera, Moinho Velho, Vila Alpina,Vila Prudente, Sacoman e grande parte da cidade de São Caetano , município vizinho à Heliópolis.

Os tempos mudaram, novos aliados??

O poder de comunicação da rádio e tão abrangente e sua participação diária por telefone chega na média de 300 ouvintes/dia. Com uma programação e eclética e variada e tem chamado atenção também de varias autoridades. Entre algumas entrevistas ao vivo destacamos: O Governador de São Paulo Geraldo Alckmin, a ex-prefeita Marta Suplicy , o Senador Aluízio Mercadante e Eduardo Suplicy. Entre os artistas: Leci Brandão, Jair Rodrigues e Luciana Mello sua filha, Wilson Simoninha , Lobão , Adriana e a Rapaziada, Chorão dos Travessos, Francis Lopes, Louca Sedução, Helder Lopes, Charles da Rocinha, Caju e Castanha. Os apresentadores de TV Mama Brusqueta, Castrinho , entre outros.

Nenhum comentário: