12 de novembro de 2010

RÁDIO CAIENSE DE SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ - RS COMPLETA 7 ANOS DE SUCESSO


Dia 15 de novembro (segunda-feira) a RCC completa 7 anos de atividades em São Sebastião do Caí. Parabéns para todos da RCC Fm pelo trabalho desenvolvido na localidade de São Sebastião do Caí, nesse momento muito importante quero me congratular e regozijar desta alegria. Mais uma vez parabéns.

História da Rádio Comunitária Caiense

Há muitos e muitos anos sempre se falou em uma Rádio para São Sebastião do Caí. Em 1997 por ocasião da Festa de São Sebastião a idéia cresceu e começou a prosperar com o Padre Aloísio. Dinâmico e muito atuante ele logo começo a mobilizar lideranças na comunidade.

É do Conhecimento de todos a dificuldade de um trabalho comunitário e ainda mais voluntário, e, portanto, arregimentar pessoas dispostas a se doarem em prol de uma causa. Tramitava no Congresso o Projeto de Lei 3.661 do deputado federal Valdeci Oliveira, subscrito por outros parlamentares.

Então aos 22 de julho de 1997 foi criada a Comunidade São Sebastião de Amparo Social e Cristão tendo como presidente Bromaldo Padilha, o qual mostrou todo o seu empenho e dedicação no seu mandato. Então tínhamos uma entidade e faltava a aprovação da Lei.

Aos 19 de fevereiro de 1998 foi promulgada a Lei 9.612 que faltava ainda ser regulamentada. E pela portaria 191 ela foi regulamentada aos 6 de agosto de 1998.

Passamos a adaptar os documentos necessários, requerer as certidões e declarações para que pudéssemos ingressar com o nosso processo de outorga o que fizemos em maio de 1999. Passamos a aguardar. Surgiram as pressões das rádios comerciais.

O tempo passava, a gente aguardava.

De maio de 1999 a maio de 2002 foram 3 anos – PARADO!

O Ministério das Comunicações pediu a troca do nome da associação e mudanças nos estatutos. A associação passou a se denominar: "Comunidade São Sebastião de Amparo Social", nome que nos acompanha até hoje. Em 9 de agosto de 2.002 saia a portaria 15988 outorgando a concessão a Comunidade São Sebastião de Amparo Social, mas ainda faltava passar no Congresso para ser homologado e de acordo com a constituição o prazo é de 3 meses.

Finalmente aos 03 de julho de 2003 recebemos a tão esperada Licença de Operação para Rádio Comunitária. Foram 6 anos de espera. Uma grande espera, uma boa luta, por uma boa causa.

Tínhamos vencido a primeira etapa, mas agora precisávamos do equipamento.

Partimos para a segunda etapa, em busca de apoio financeiro. Conseguimos o apoio com empresas e o comércio da cidade.

No dia 1º de Novembro de 2003 entramos no ar em caráter experimental, e no dia 15 de novembro a emissora entrou no ar. Diversas autoridades discursaram, entre elas o prefeito da cidade e o presidente da Comunidade São Sebastião de Amparo Social Pio Rambo (Leia o discurso).

Às 11 horas e 15 minutos do dia 15 de novembro de 2003 acabava de ser

leiloada a primeira música a ser tocada na RCC. Quem comprou o direito de apertar o botão do 'play' do CD 1 da emissora foi a Banda Expressão representada por Paulo Silva (Paulinho JR), no valor de R$210,00.

A música que iniciou a transmissão oficial da RCC foi: Vozes da Primavera de Johann Strauss Jr.

Nenhum comentário: