30 de dezembro de 2009
FELIZ ANO NOVO FELIZ 2.010
25 de dezembro de 2009
Natal da RCC Fm em São Sebastião do Caí/RS
23 de dezembro de 2009
Rádio Comunitária Comemora o seu 5° aniversário
4 Novas Rádios Comunitárias
22 de dezembro de 2009
Rádios Comunitárias criam Federação Paranaense
FEMARCOM-PR deve representar e integrar mantenedoras das emissoras no Estado
O Estado Paraná conta, desde o último sábado (08/11), com uma Federação das Mantenedoras de Rádios Comunitárias (FEMARCOM-PR), fundada em reunião realizada na Universidade Estadual Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), em Guarapuava.
A iniciativa visa fortalecer os projetos e ações de produção e difusão em rádio comunitária, numa perspectiva cooperativada, buscando formas de apoio, bem como trocas de experiências e soluções aos problemas atualmente enfrentados pelas emissoras paranaenses.
“Além de parcerias com escolas e universidades, vamos buscar apoio junto aos setores de governo, seja estadual, municipal ou federal”, explica o presidente da FEMARCOM-PR, Henrique Daniel Leobet, que participa da coordenação da Rádio Cruzeiro do Sul FM, no município de Palmeira.
Por representar projetos comunitários sem fins lucrativos, a proposta da Federação de Mantenedoras de Rádios Comunitárias conta, desde sua criação, com o apoio do Núcleo de Pesquisa
A proposta de criação da Federação surgiu a partir de dois encontros estaduais de emissoras de rádios comunitárias. O primeiro realizado em agosto de 2005 em Jataizinho (PR) e o segundo ocorrido na Universidade Estadual de Ponta Grossa, no dia 8 de agosto de 2008.
A sede da FEMARCOM localiza-se na Rua Vicente Machado, 1770, Centro, Palmeira, Paraná. Confira, abaixo, o nome de todos os membros da primeira diretoria eleita da FEMARCOM-PR, para o biênio 2008-2010, e as respectivas entidades representativas dos dirigentes.
Diretoria Eleita da FEMARCOM-PR (Gestão 2008-2010):
Presidente: Henrique Daniel Leobet (Rádio Cruzeiro do Sul FM, de Palmeira)
Vice-presidente: Adão Casagrande (Associação Rádio Esperança, de Ivaiporã)
Secretário: Antônio Edson de Souza (Associação Comunitária, Cultural e Artística Campo do Tenente)
Segundo secretário: Edson Carlos Musial (Agência de Desenvolvimento de Mallet)
Tesoureiro: Teodoro da Silva (Associação Cultural e Beneficente de Radiodifusão Comunitária Lapeana)
Segundo tesoureiro: Simão Joel Ivaszek (Associação Cultural e Ecológica Vale do Sol)
Relações Públicas: Eloi Leichsenring (Associação Rádio Comunitária Alternativa FM)
Conselho Fiscal (Titulares):
Elias dos Santos Rodrigues (Associação de Desenv. Social e Econômico Prudentópolis)
Orlei dos Santos Ferreira (Rádio Reserva FM)
Sérgio Sidney Pizaia (Associação Cultural Esperança FM)
Conselho Fiscal (Suplentes):
Gesolina Nekel (Associação Rádio Esperança, de Ivaiporã)
Sandra Regina Cardoso da Silva (Associação Cultural e Beneficente de Radiodifusão Comunitária Lapeana).
Outras Informações: Rádio Cruzeiro do Sul FM. Telefone (42) 3252 1770, com Henrique Daniel Leobet (presidente da FEMARCOM-PR).
Assessoria
Rede sul de noticia
RÁDIOS COMUNITÁRIAS PROMOVEM NATAL SOLIDÁRIO
Em todo o Brasil, milhares de rádios comunitárias realizam o que chamamos de campanha natal solidário, com esse movimento em todo brasil, podemos perceber a significancia e o papel importante que as rádios comunitárias tem para o contexto da sociedade em que estão inseridas, é o caso dos locutores da rádio Cultura Fm de Progresso que foram para as ruas arrecadar os alimentos, roupas, calçados e brinquedos foram, Édio Rosa, CJ Moraes, Edi Carlos Ribeiro, Ratinho, RJ, J. Gutierres, Lobão, Manolo Garcia, Charles Prazeres, Dj Denom, Paulinho e as secretárias Iza e Josélia. Estavam também ajudando os integrantes da RJ Eventos, Joilson e DJ Juninho entre outras pessoas que colaboraram. No Rio Grande do Sul, Com o intuito de fomentar o comércio local, a Rádio Comunitária de Caiçara juntamente com o comércio local e o poder público municipal lançaram a campanha "Caiçara - Um Natal de Sonhos".
16 de dezembro de 2009
CONFECOM
“Precisamos mudar os critérios de outorga. Essa é uma área que precisa ter um controle público e participação da sociedade. As concessões duram 15 anos, o que é muito tempo, e as renovações são automáticas”, afirma Erundina. “Quando apresento requerimento para discutir as concessões na Câmara, é um grita geral. Ninguém quer. Mas a sociedade precisa assegurar a fiscalização dessas concessões. O controle social é o centro do debate”, considerou Erundina.
As entidades que trabalham com a radiodifusão comunitária estão de parabéns mais uma vez, se fazem presente quase que por maioria nesta confência, agora mais uma vez quem dar um mal exemplo são as associações e entidades que representam a grande mídia nacional, não se fizeram presente nas discursões, que pena né?. Quero parabizar o portal: www.jornalstylo.com.br pela cobertura feita em Brasília.
8 de dezembro de 2009
CONGRESSO NACIONALAPROVA 29 OUTORGAS PARA RADCOM
4 de dezembro de 2009
Duas novas Rádios Comunitárias
Fonte: Ministério das Comunicações
1 de dezembro de 2009
1° CONFECOM
Aos amigos que não puderam participar de nenhum desses movimentos estaduais ligados a Confecom Nacional, uma boa dica é participarem das discursões levantadas no site, inclusive sobre rádios comunitárias. Participem.
25 de novembro de 2009
Associações comunitárias só poderão pleitear rádio comunitária após 2 anos de atuação
As autorizações para exploração de serviço de radiodifusão comunitária só serão concedidas a entidades ou associações com pelo menos dois anos de atuação. É o que define projeto (PLS 260/09) aprovado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) nesta quarta-feira (25).
A matéria já havia sido acolhida em reunião anterior da comissão, mas voltou à pauta para reexame de emenda apresentada ao texto, que foi agora rejeitada. Aprovada de forma terminativa, a proposição segue para a Câmara dos Deputados se não houver recurso para análise em Plenário.
O texto, de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), modifica a Lei das Rádios Comunitárias (9.612/98) e pretende evitar a utilização da concessão pública de forma inadequada por entidades "a serviço de causas que não se coadunam com os fins para os quais a radiodifusão comunitária foi criada", justificou. O parlamentar ressaltou ainda que a modificação não pretende criar dificuldades para a concessão, mas só regulamentar a criação das rádios.
A emenda agora rejeitada havia sido apresentada pelo senador Gerson Camata (PMDB-ES), mas referia-se apenas a trecho do relatório do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), e não ao projeto.
O projeto de lei é bom, agora esperamos que não venha para complicar mais ainda o processo de outorga de várias entidades comunitárias espalhadas pelo Brasil. A proposta vem realmente ajudar mais ainda o nosso segmento, esperamos para vê.
Fonte: Agência Senado
24 de novembro de 2009
MUDANÇA NA LEI DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS
( www.chicosantannaeainfocom.blogspot.com ) Os integrantes da comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal analisam proposta que altera e torna mais rígidas as regras para a radiodifusão comunitária. Na pauta constam ainda 40 proposições com pedidos de autorização para funcionamento de emissoras de rádio e televisão. A comissão se reúne na quarta, 25/11, às 8h30, na sala 13 da Ala Alexandre Costa do Senadio Federal. Se isso realmente vigorar, e tudo indica que sim, temos que nos reunir-mos com a Abraço e outras entidades que defedem os direitos da comunicação comunitária para que não percamos os nossos direitos. Ficaremos de olhos bem abertos para o que votam no Congresso Nacional sobre a radiodifusão comunitária.
Ministério outorga 23 novas entidades
22 de novembro de 2009
Durante o evento haverá várias intervenções e animação do público com os locutores da rádio. Vários artistas regionais estarão presentes e apresentando e será servido um bolo de dois metros. A entrada para a festa é franca.
Coordenada pelo locutor José Almeida e com a direção de Adriane Almeida, a rádio tem um alcance em todo o município de Virmond, sendo por enquanto a única emissora local. Elshaday em hebraico significa “Deus Todo Poderoso”.
A direção da rádio faz o convite a todos os amigos da região da Cantuquiriguaçu para que prestigiem este evento que visa engrandecer sempre mais o rádio, a boa música e a boa informação aos ouvintes.
Parabéns amigos da Elshaday Fm, muito sucesso pra vocês. A comunicação comunitária é uma ferramenta fundamental para a democracia da comunicação brasileira.
Fonte: Abraço-Centro Oeste
13 de novembro de 2009
MAIS UMA EMISSORA DE RÁDIO COMUNITÁRIA
Dionísio é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localiza-se a uma latitude 19º50'34" sul e a uma longitude 42º46'36" oeste, estando a uma altitude de 355 metros. Sua população estimada em 2004 era de 10.212 habitantes.
Possui uma área de 343,422 km².
Indicadores
IDH 0,681 médio PNUD/2000
PIB R$ 29.473 mil IBGE/2005
PIB per capita R$ 2.885,00 IBGE/2005
12 de novembro de 2009
PARABÉNS: 2 ANOS DA NETINHO FM 104,9
O trabalho de comunicação alternativa, enquanto instrumento de promoção da cidadania e valorização da cultura local, desenvolvido pela Rádio Comunitária Netinho FM, vem obtendo um grande destaque junto á sociedade. São várias atividades realizadas na área social e informação de qualidade para os ouvintes que é audiência imbatível no horário jornalístico.
A emissora, fundada há 2 anos, conseguiu concessão junto ao Ministério das Comunicações em 2007 e de lá pra cá se estruturou, personificando uma programação diferenciada das demais emissoras. É uma Rádio em FM com essência dos movimentos sociais. Além da programação musical, há vários temáticos, cultura e cidadania, lutando pela comunidade, os religiosos. As coberturas ao vivo dos melhores eventos realizados no Município.
A identificação do público com essa programação vem a cada dia conquistando espaço em todo público. A participação dos ouvintes nos programas, eventos, campanhas e promoções da Rádio são constantes e intensos. A equipe que compõe a emissora são moradores da área o que contribui bastante para essa identificação com os aspectos mais peculiares da comunidade.
O Ibirataia Notícias compartilhou junto com essa equipe a comemoração desse momento. Lembrando também das pessoas que fazem parte da história desta rádio: Erenésio, Renilson dentre outros.
Aos amigos da Netinho Fm as nossas congratulações pela passagem do aniversário desta emissora que dignifica a comunicação comunitária no Brasil. Parabéns.
FONTE: http://www.ibirataianoticias.com/2009/11/especial-aniversario-da-netinho-fm-e.html
PARABÉNS RÁDIO BICUDA FM-RJ
A medalha Pedro Ernesto é a maior honraria concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro a cidadãos ou instituições que prestam serviços relevantes à sociedade brasileira.
- Estamos fazendo o resgate de uma dívida que esta cidade tem com um conjunto de moradores abnegados e que de forma voluntária resolvem entrar na área da comunicação, tentando democratizar esta área que realmente é importantíssima - afirmou o vereador Eliomar Coelho, ressaltando a importância da Rádio Bicuda Fm na região atingida pela mesma.
Promover a educação ambiental, a democratização da comunicação e as expressões culturais da Zona Norte. São esses os objetivos da Rádio Bicuda, veículo de comunicação da ONG Bicuda Ecológica. A programação privilegia a música popular brasileira e busca a participação da sociedade civil na construção da grade de programação.
-Promoção da cidadania é um dos pilares de uma rádio comunitária. Não abrimos mão dessa prerrogativa - disse o presidente da instituição, Carlos Osório.
Se você mora em Vaz Lobo, Madureira, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Irajá, Vila Kosmos, Cavalcanti, Engenho da Rainha e bairros vizinhos, ouça e participe da nossa programação.
O nosso programa Bicuda na Bola vai ao ar às segundas-feiras, na Rádio Bicuda Fm 98,7. De meio-dia às duas da tarde você pode saber tudo sobre o mundo dos esportes, além de ouvir muita música.
É assim amigos com o exemplo da rádio Bicuda Fm 98,7 que devemos nos espelhar, fol para isso que as rádios comunitárias foram criadas, ou seja, fazer a diferença entre as comerciais e os grandes conglomerado centros de comunicações. Vamos em frente.
Fonte: http://bicudanabola.blogspot.com/2009/11/radio-bicuda-fm-987-recebe-medalha.html
4 de novembro de 2009
As autorizações para a exploração do serviço de radiodifusão comunitária poderão ficar restritas
Isso mesmo, as autorizações para a exploração do serviço de radiodifusão comunitária poderão icar restritas as associações ou fundações que estejam em atuação há pelo menos dois anos. Esse é o teor do projeto (PLS 260/09) aprovado nesta quarta-feira (4), em decisão terminativa, na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). A matéria segue para a Câmara, caso não haja recurso para análise em Plenário.
O texto, de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), modifica a Lei das Rádios Comunitárias (9.612/98) e pretende evitar a utilização da concessão pública de forma inadequada por entidades "a serviço de causas que não se coadunam com os fins para os quais a radiodifusão comunitária foi criada", justificou.
Ele afirmou que a alteração na lei pretende evitar o aproveitamento econômico das rádios. Conforme explicou, em alguns casos, há desvio de função e a rádio, que deveria servir a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas e para a integração dos membros da comunidade atendida, acaba exercendo atividades comerciais, "levando publicidade e não informação" a essas comunidades.
- As rádios comunitárias estão invadindo o setor da comunicação privada, comercial. É preciso que fique bem definida a importância da radio comunitária e seu espectro de atuação - argumentou o parlamentar.
O relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), acatou emenda do senador Gerson Camata (PMDB-ES) pedindo a modificação da lei para excluir a expressão "preferências sexuais" entre os princípios de não discriminação que as rádios comunitárias devem atender. Tais princípios incluem a não discriminação de raça, sexo, religião, convicção político-ideologica e condição social. Ao sugerir a mudança, Camata argumentou que a manutenção da expressão poderia facilitar a atuação de pedófilos, por exemplo.
Atos
Foram aprovados ainda 29 atos que outorgam autorização para o funcionamento de rádios em municípios dos estados de Paraná, Santa Catarina, Maranhão, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraíba, São Paulo, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Alagoas, Pernambuco e Pará; outros dois atos de permissão de exploração de serviço de radiodifusão em São Paulo e Mato Grosso; e um ato que outorga concessão para exploração de serviço de radiodifusão no Rio de Janeiro.
Fonte: Senado.gov.br/ Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado
3 de novembro de 2009
Novas Outorgas para RADCOM
Portaria : 870- Associação Comunitária dos Amigos da Cidade de Iuiu Iuiu/BA
Portaria : 871- Associação de Radiodifusão e Cultura de Aurora Aurora do Tocantins/ TO
Portaria : 872 - Associação de Radiodifusão Comunitária de Morro da Fumaça - ARCOMF Morro da Fumaça/SC
Portaria: 873- Associação Beneficente Cultural e Comunitária Viva Mosqueiro B e l é m / PA
Parabenizar aos amigos e dirigentes das respectivas entidades, amigos agora que começa o trabalho, bola pra frente boa sorte.
PROJETO DE LEI QUE PERMITE RADCOM VEICULAR PROPAGANDA E PUBLICIDADE COMERCIAL
De acordo com o texto, esse serviço só poderá abranger a área da comunidade atendida pela rádio, e pelo tempo máximo de 10 minutos diários.
O projeto tem parecer favoravel do relator, senador Aloizio Mercadante (PT), que considera que a lei que regulamenta as rádios comunitárias limitou em demasia a possibilidade de autofinanciamento desse serviço. Mercadante considera meritória a proposição, pois garante fonte de receita para a operação e manutenção das emissoras, e também abre espaço para pequenos comerciantes das comunidades fazerem seus anúncios locais, visto que de outra forma não teriam condições de fazê-los.
Temos que agradecer ao Senador Marcelo Crivela pela iniciativa em apoiar as emissoras de Radcom. O segmento tem que fortalecer essa corrente mais ainda e reivindicar mais atenção.
CLIQUE AQUI E VEJA O RELATO DO SENADOR ALOIZIO MERCADANTE: http://legis.senado.gov.br/mate-pdf/67985.pdf
Fonte: Abraço Centro-Oeste e Blog do LOBO
Câmara Municipal de Itiriçu/BA quer parceria com Rádio Comunitária do município
Parabenizar o presidente da Câmara municipal de Itiruçu pela iniciativa, esperamos que a mesa diretora da casa aprove a iniciativa. Com isso ganha os vereadores e toda a população de Itiruçu/BA, desta forma a população fica inteirada com o desempenho parlamentar de seus vereadores.
Fonte: Abraço - Centro-Oeste
28 de outubro de 2009
PARABÉNS CAUCAIA:
A entidade que representa a emissora, ( UNIÃO MUNICIPAL DOS ESTUDANTES E COMUNIDADES DE CAUCAIA) ingressou com pedido de autorização para a execução do serviço de radcom no ano de 2005, ao longo destes quase 4 anos, muitos acontecimentos ocorrerram, entre eles o arquivamento do processo por mais de 3 vezes, entretanto, com muito sucesso e gozando de boas amizades o presidente da entidade Valdiano Oliveira conseguiu desarquivar o processo, mostrando para o Ministério das Comunicações que a entidade estava dentro da lei e de seus regulamentos constitucionais e desta forma conseguir obter essa vitória salutar para a comunidade do Itambé e por que não dizer para o município de Caucaia.
Amigos do blog me sinto muito feliz por mais esta conquista, a conquista de nossa rádio comunitária, a CAUÍPE FM 104,9. Comemorei muito, a alegria que me contagia é imensa, pois o nosso processo ao longo dos 4 anos de história sofreu muitos percauços, perseguissões políticas e outros. Quero compartilhar desta alegria com vocês, e aqueles que encontram-se ainda em fase de análise, paciência que dar certo.
20 de outubro de 2009
Projeto Técnico para Rádios Comunitárias
13 de outubro de 2009
ABRAÇO NA CONFECOM
Há ainda uma sugestão de que a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), à qual pertence a Agência Brasil, na condição de empresa pública, implante uma nova mentalidade de rede nacional de rádio e televisão, regionalizando a produção cultural, artística e jornalística com a criação de seis centros de produção regionais.
Associação diz que maioria das rádios comunitárias não atende a população
“A Abraço considera que não chega a 1,5 mil as que são verdadeiramente rádios comunitárias. Das autorizadas a funcionar, a grande maioria é ligada a igrejas, políticos ou a alguma picaretagem”, diz Lopes, para quem isso se deve à inexistência de um órgão que controle o setor com a participação da sociedade civil.
Segundo a Abraço, enquanto processos de associações e fundações legitimamente comunitárias levam anos tramitando no Ministério das Comunicações, processos de rádios ligadas a lideranças políticas ou a grupos econômicos são julgados com maior rapidez.
fonte: Jornal Feira Hoje
POLÍCIA FEDERAL VISITA RÁDIO COMUNITÁRIA
Parabéns aos amigos da Genoveva Fm pela campanha de conscientização no interior do estado do Ceará.
7 de outubro de 2009
GOVERNO DEFENDE CANAL DA CIDADANIA
Para o consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara, o projeto é desnecessário, pois o governo federal já está criando o Canal da Cidadania, que, entre outras funções, atenderá a programação da comunidade local, concedendo espaço para que as localidades possam veicular programas de interesse da sociedade.
Dr. Marcelo Bechara disse que o canal funcionará como uma multiprogramadora, ou seja, as entidades aproveitaram a infraestrutura que o governo irá disponibilizar.
Para o coordenador executivo da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, José Luiz Nascimento, Ao elogiar o projeto original(PLS/483/08) do Senador Casagrande (PSB-ES), ele explicou que as TVs comunitárias são uma oportunidade para "o Brasil mostrar a cara do povo brasileiro", com pluralismo, gestão pública, participação direta do cidadão na emissora e ainda controle social, por meio de um conselho comunitário.
Nosso Comentário:
Por mais que o governo defenda o canal da cidadania, o projeto ficará limitado, restrito e com certeza não irá atender aos anseios da comunidade. Precisamos defender esse projeto do senador Casagrande, além de dar oportunidade a tv comunitária irá descentralizar o poder que os grandes grupos de comunicação detém hoje. Amigos, faremos força para que o projeto possa ser aprovado e que a vitória seja do POVO e não de empresários que só visam o lucro e o poder da comunicação.
6 de outubro de 2009
TV COMUNITÁRIA
No Brasil o serviço está sendo esperado com grande espectativa, muitas comunidades precisam fortalecer e fazer valer o seu direito, o direito a cidadania e com isso a liberdade de expressão. Agora quem não está nada satisfeito com esse projeto é a toda poderosa ABERT.
2 de outubro de 2009
A Associação de Radiodifusão Comunitária Artística e Cultural fica autorizada a executar o serviço de radiodifusão comunitária na cidade de Santa Carmem. Em Ribeirão Cascalheiras, a execução fica a cargo da Associação Cultural Comunitária Rádio Terra FM. Já em Sapezal, a permissão foi concedida à AMG Publicidade e Comunicação Ltda.
Para o senador, as rádios comunitárias têm um importante papel no processo de democratização da comunicação. “Os trabalhos desenvolvidos por meio desse veículo podem contribuir significativamente para a dinamização do processo educativo e para o desenvolvimento sustentável da região”, disse.
Os Projetos foram encaminhados para o Plenário da Casa, onde permanecem por um prazo de 5 dias úteis para abertura de possíveis recursos. Caso isso não ocorra, os projetos serão promulgados pelo Congresso Nacional.
FONTE: http://leccufrj.wordpress.com/2009/10/01/aprovados-pareceres-que-criam-radios-comunitarias-em-mato-grosso/VIA ABRAÇO
ASSEMBLÉIA LESGISLATIVA DO CEARÁ E RÁDIOS COMUNITÁRIAS
Durante a audiência, Bruno destacou a abertura ocorrida no setor de comunicações e a convocação da Conferência Nacional de Comunicação durante o Governo Lula. O petista ressaltou o trabalho realizado pelas rádios comunitárias na divulgação de informações de utilidade pública e difusão cultural de entidades locais. “O rádio mais democrático está nas emissoras comunitárias”, declarou o parlamentar.
O coordenador da Comissão Pró-Fórum Estadual em Defesa das Rádios Comunitárias, Kim Lopes, afirmou que a leis que regulam a comunicação no País precisam ser aperfeiçoadas. Ele citou a proibição da veiculação de anúncios e disse que “a lei dificulta a sobrevivência das rádios comunitárias. “Pagamos salários e equipamentos como rádios comerciais. Então porque não podemos atuar da mesma forma?”, questionou.
O coordenador apresentou ao deputado Artur Bruno a proposta de criação de uma lei estadual que destina um percentual da propaganda do Governo do Estado às rádios comunitárias.
Segundo a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, Débora Lima, a regulamentação das rádios comunitárias é discutida há mais de 20 anos. Ela aproveitou o discurso para criticar a legislação que regulamenta essas emissoras. “A lei beneficia os grandes grupos econômicos que atuam na comunicação”, afirmou.
Para Débora Lima, a Conferência Nacional de Comunicação é uma oportunidade histórica de discussão sobre temas como a concessão de rádios e televisões no Brasil. “Temos que evitar que a Conferência seja dirigida pelos barões da imprensa, que querem definir o que pode ou não se discutir sobre o direito do povo brasileiro à comunicação”, destacou a jornalista.
O presidente do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará, Anderson Maia, informou que as rádios comunitárias são concessões federais e estão sujeita à lei. O gerente regional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), José Geraldo Leite, disse que existem 202 rádios comunitárias autorizadas no Estado. Segundo ele, é dever da Anatel fiscalizar os aspectos técnicos destas emissoras.
Representantes de rádios comunitárias de diversos municípios cearenses também participaram da audiência e defenderam modificações na legislação.
CV/JU
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/BLOG DA ABRAÇO
AS RÁDIOS COMUNITÁRIAS NA CONFERENCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO
O Seminário tem por objetivo preparar os comunicadores populares, das rádios comunitárias, para participarem da Rede Abraço de Rádios Comunitárias. A Rede é um espaço de compartilhamento de programas entre as emissoras comunitárias. O Seminário abordará temas como: cultura livre, edição de áudio com software livre, transmissões pela web e automação de rádios comunitárias com software livre.
A Conferência Livre de Comunicação será no dia 11 de outubro, quando serão discutidas propostas das rádios comunitárias para serem levadas a CONFECOM. Entre os temas em debate está a digitalização do rádio, o financiamento público para as rádios comunitárias, produção e distribuição de conteúdos e a regulamentação do setor.
Horário: 9 outubro 2009 às 20:00 a 11 outubro 2009 às 19:00
Local: CONTAG - Brasília/DF
Organizado por: ABRAÇO CENTRO OESTE
Fonte: Abraço-Centro Oeste
24 de setembro de 2009
Sancionada lei em que deputado defende as rádios comunitárias
A ser comemorada anualmente em 23 de maio, junto ao Dia Nacional da Radiodifusão Comunitária, a Semana passa a integrar o calendário oficial do Estado de Mato Grosso.
A Lei prevê a realização de atividades alusivas ao tema com a participação de todas as associações comunitárias e fundações mantenedoras de rádios comunitárias do Estado. Entre as atividades fica obrigatória a promoção de avaliação dos andamentos dos processos administrativos das rádios comunitárias não outorgadas.
O dispositivo do parlamentar se apóia no artigo 256 da Constituição do Estado de Mato Grosso, que delega “ao Estado reconhecer a comunicação como um bem cultural e um direito inalienável de todo o cidadão, incentivando: (...) VI – o surgimento de emissoras de radiodifusão de baixa potência geradas por entidades educacionais, culturais e que representam a sociedade civil”.
Fonte: Diário de Cuiabá
21 de setembro de 2009
APOIO CULTURAL E A LEGISLAÇÃO
Como podemos observar o artigo da lei não especifíca que tipo de estabelecimento pode ou não apoiar uma emissora de radio comunitária, tem muita gente, inclusive, sindicatos representantes de emissoras comerciais produzindo cartilhas divulgando como é que deve ser feito os anúncios de apoios culturais em emissoras comunitárias. Em algumas cidades com grandes centros considerados grandes pólos comerciais, algumas rádios comunitárias chegam a angariar em um único apoio cultural a bagatela de R$ 500,00 (quinhentos Reais) mensal, onde em minha cidade Caucaia-Ce, um apoio cultural chega a R$ 100,00 (Cem Reais) mensal. As emissras de rádios comunitárias apesar de não poder emitir nota fiscal, mais através de uma agência de públicidade poderá sim fechar, anunciar, divulgar, emitir ou veicular qualquer tipo de entidade, comércio, instituição ou estabelecimento de qualquer natureza jurídica, desde que não venha infringir qualquer legislação penal. Este artigo é para aqueles que desde muito tempo me enviam e-mail indagando à respeito do assunto.
19 de setembro de 2009
PADRE CONDENADO A 2 ANOS DE PRISÃO POR USO IRREGULAR DE RADIOFREQUÊNCIA
O sacerdote da Igreja Católica Demerval Dias Brasil, 50 anos, o padre Brasil, foi condenado pela Justiça Federal no Piauí a dois anos de detenção devido a trabalho feito em prol de uma rádio comunitária na periferia Sul de Teresina, capital do Piauí.
Padre Brasil foi condenado a dois anos de detenção em sentença assinada pela juíza substituta da 2ª Vara Federal do Piauí, Maria da Penha Gomes Fontenele Meneses, através do Processo 2003.2807-3.
O motivo da condenação do sacerdote foi seu trabalho frente à presidência e atividades coletivas da Associação de Rádio Comunitária Santíssimo Sacramento, que mantém há mais de dez anos uma emissora radiofônica comunitária (que por conta dos constantes fechamentos vive mudando de nome) no bairro Santa Clara (periferia Sul de Teresina, capital do Piauí). Ele foi enquadrado no artigo 183 da Lei 9472/97, acusado de desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicações.
A emissora de rádio que gerou a condenação do padre está localizada na segunda mais pobre região da capital piauiense, que concentra mais de 60 mil habitantes, inclusive a Vila Irmã Dulce, uma das maiores ocupações urbanas do País.
O processo contra o militante do movimento de rádios comunitárias vinha transcorrendo desde 2003 e foi ocasionado por conta de duas ações da Anatel entre 1999 e 2000 quando a FM comunitária foi fechada, além de ter equipamentos apreendidos.
"Em nosso espaço que disponibilizamos para mensagens instantâneas opinem esta matéria, não jugarei o caso do padre, só digo que conheço várias pessoas em minha cidade que operam rádios piratas com potência acima do permitido comercializando espaço radiofônico e vendendo publicidade, sem falar quem não prestam nenhum serviço para a comunidade em que estão, é na realidade mais uma "rádio pirata - comercial"
18 de setembro de 2009
MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES AUTORIZA NOVAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS
PORTARIAS DE 17 DE SETEMBRO DE 2009
O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES, no uso de suas atribuições, considerando o disposto no inciso II do art. 9º e art. 19 do Regulamento do Serviço de Radiodifusão Comunitária, aprovado pelo Decreto n.º 2.615, de 3 de junho de 1998, na Lei n.º 9.612, de 19 de fevereiro de 1998, resolve outorgar autorização as entidades abaixo relacionadas a executar, pelo prazo de dez anos, sem direito de exclusividade, serviço de radiodifusão comunitária. Os atos de outorga somente produzirão efeitos legais após deliberação do Congresso Nacional, nos termos do § 3º do artigo 223 da Constituição.
Nº da Portaria | Nº do Processo | Nome da Entidade | Localidade/UF |
730 | 53000.056488/06 | Associação Comunitária Cultural e Intelectual de Luziânia (ASCOCIL) | Luziânia/GO |
732 | 53000.037144/03 | Associação Cultural Comunitária LM - Westfália | Westfália/RS |
733 | 53000.029722/07 | Associação Comunitária de Serra das Araras | Chapada Gaúcha/ MG |